09:00h
Receção
10:00h
Sessão de boas-vindas
Fátima Vieira, Vice-Reitora da Universidade do Porto para a Cultura e Museus
Paulo Areosa Feio, Diretor do PlanAPP – Centro de Competências de Planeamento, de Políticas e de Prospetiva da Administração Pública
10:30h
Visões para construir o futuro > mesa redonda
Paola Spinozzi, Gregory Claeys, Max Liljefors, Roberto Merrill, mod. Fátima Vieira
Cada orador é convidado a apresentar uma imagem que condense a sua visão sobre o que o futuro vai ser, ou deverá ser. Esta imagem servirá de suporte a uma intervenção de sete minutos sobre a “visão” escolhida. Depois das apresentações, será estabelecido um diálogo entre os membros do painel e com a audiência, dinamizado pelo moderador.
11:30h
Período para café
12:00h
Seis ideias para o futuro > pitch
José Pedro Sousa, Sara Brysch, Nuno Grande, Paulo Magalhães, Sofia Santos, Luís Campos, mod. Fronika de Wit
Seis oradores apresentarão a sua principal ideia para moldar o futuro, com base no trabalho que têm vindo a desenvolver. Cada apresentação será muito sucinta (3 minutos), sendo posteriormente debatida com base em questões colocadas pelo moderador e pelo público.
13:00h
Período para almoço
14:30h
Políticas públicas para construir o futuro > mesa-redonda
Rob Littlejohn, Pedro Teixeira, Luís Paulo Reis, Joana Mendonça, mod. José Vítor Malheiros
O que condiciona as políticas públicas dirigidas para o longo prazo? Que capacidade temos de prever o alcance futuro das decisões políticas tomadas no presente? Em que medida são os ciclos políticos democráticos compatíveis com mudanças estruturais? Como podem estas ser compatibilizadas com os interesses imediatos de grupos específicos?
Cada orador terá sete minutos para apresentar as suas principais ideias sobre este tema, momento após o qual o público será convidado a participar.
16:00h
Período para café
16:30h
Conversas para o futuro > diálogo
Elisa Ferreira, Renato Janine Ribeiro, mod. Paulo Areosa Feio
Dois pensadores com responsabilidades políticas conversam sobre as principais tendências que, na sua opinião, darão forma ao futuro, perspetivando a evolução das políticas públicas já abordadas no painel anterior e o efeito das assimetrias regionais no futuro planetário.