Paola Spinozzi
Professora catedrática de Literatura Inglesa da Universidade de Ferrara, vice-reitora para a Internacionalização do Ensino e da Investigação, diretora do programa doutoral interdisciplinar em Sustentabilidade Ambiental e Bem-Estar, cocoordenadora da International University Network Routes Towards Sustainability.
Interesses de investigação: Sustentabilidade, Humanidades Ecológicas, Ecocrítica, Estudos sobre a Utopia, Memória Cultural, Literatura e Ciência, Estudos Interartes / Intermédia.
Gregory Claeys
Professor emérito de História na Universidade de Londres, presidente da Utopian Studies Society / Europe, membro da Royal Society of Arts and Manufactures.
Interesses de investigação: História do Pensamento Político e Social Moderno, focando-se na história dos movimentos radicais, socialistas e reformistas, particularmente no pensamento utópico e distópico
Max Liljefors
Professor de História de Arte e Estudos Visuais da Universidade de Lund, cocoordenador da Iniciativa Existential Resilience (ERiCi), membro da Academia Real das Ciências da Suécia e da Nova Sociedade de Letras de Lund.
Interesses de investigação: estética e saúde existencial, interdisciplinaridade e objetos de fronteira, historiografia visual, apocalipticismo, arte performativa.
Roberto Merrill
Professor auxiliar no Departamento de Filosofia da Universidade do Minho, diretor do mestrado em Filosofia Política, cocoordenador dos projetos de investigação sobre rendimento básico incondicional (UBIEXP) e mecanismos pré-distributivos e democracia dos cidadãos- proprietários (PREDPOD).
Interesses de investigação: neutralidade liberal, perfecionismo e pluralismo de valores, teorias igualitárias de justiça, ética aplicada, ligação entre arte e moralidade e experiências de rendimento básico.
Fátima Vieira
Professora catedrática de Estudos Ingleses da Universidade do Porto e vice-reitora para a Cultura e Museus da Universidade do Porto. Foi a precedente Presidente da Utopian Studies Society / Europe (2006-2016) e é a coordenadora do polo do Porto do CETAPS – Centre for English, Translation, and Anglo-Portuguese Studies.
Interesses de investigação: Estudos sobre a Utopia (sécs. XIX a XXI), História Política Britânica, Estudos de Tradução Literária, Estudos Shakespearianos, Universidade e Cultura.
José Pedro Sousa
Professor associado da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), coordenador do Laboratório de Fabricação Digital (DFL) do Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo, membro da High-Level Roundtable da New European Bauhaus.
Interesses de investigação: interferência das tecnologias digitais no pensamento, projeto e construção em arquitetura – desenho computacional, fabricação digital, manufaturação aditiva, robótica ou realidade estendida.
Sara Brysch
Arquiteta, com experiência profissional no Porto, Berlim e Cidade do México essencialmente em projetos de habitação. É atualmente doutoranda da Technische Universiteit Delft e cofundadora do etscha studio.
Interesses de investigação: habitação mínima acessível, habitação colaborativa, processos participativos, métodos sustentáveis de construção.
Nuno Grande
Arquiteto, professor associado do Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (DARQ/FCTUC), investigador do Centro de Estudos Sociais (CES). Curador, crítico e programador cultural com exposições realizadas em Portugal, França, Itália e Brasil. Possui obras publicadas dentro e fora de Portugal.
Interesses de investigação: relação entre cultura urbana, arquitetura e infraestrutura.
Paulo Magalhães
Jurista, fundador e diretor executivo da Casa Comum da Humanidade, coordenador do Grupo de Missão do Clima Património Comum da Humanidade, conselheiro do CNADS – Conselho Nacional de Desenvolvimento Sustentável, investigador no CIJ- Centro de Investigação Jurídica da Faculdade de Direito da Universidade do Porto.
Interesses de investigação: Ecologia Humana, estatuto jurídico do clima, proteção ambiental.
Sofia Santos
Economista, professora auxiliar convidada do ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa e da Nova School of Business & Economics, fundadora e CEO para a Sustentabilidade da empresa de consultadoria Systemic, consultora do Green Climate Fund das Nações Unidas para África, presidente da mesa da Assembleia Geral das Águas de Portugal, membro do Comité de Investimento do Fundo para a Inovação Social.
Interesses de investigação: economia verde e circular, gestão e finanças sustentáveis.
Luís Campos
Especialista em Medicina Interna, fundador e presidente do Conselho Português para a Saúde e Ambiente, presidente do Comité de Qualidade de Cuidados e Assuntos Profissionais da Federação Europeia de Medicina Interna (EFIM). Foi coordenador para os cuidados hospitalares do Grupo de Apoio à Implementação de Políticas de Saúde do Ministério da Saúde, diretor dos Serviços de Medicina Interna e de Urgência do Hospital São Francisco Xavier, presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) e presidente do Conselho Nacional para a Qualidade em Saúde.
Fronika de Wit
Geógrafa, doutorada em Alterações Climáticas e Política de Sustentabilidade (com uma tese sobre a governança climática na Amazónia), Consultora do PlanAPP – Centro de Competências de Planeamento, de Políticas e de Prospetiva da Administração Pública e Coordenadora do Projeto Lab2050.
Interesses de investigação: colaboração interdisciplinar, pensamento prospetivo, transição para a sustentabilidade, governança climática, conhecimento local/indígena, justiça epistémica.
Rob Littlejohn
Mestre em História e Política, diretor do Scotland’s Futures Forum, um órgão de pensamento prospetivo do Parlamento Escocês, onde também foi responsável pelo registo diário das sessões; anteriormente, trabalhou na Câmara dos Comuns do Parlamento do Reino Unido.
Interesses e práticas profissionais: pensamento a longo prazo, planeamento estratégico, gestão de relações e parcerias, trabalho com decisores políticos, empresários, académicos e toda a comunidade escocesa.
Pedro Teixeira
Economista, professor catedrático da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, Secretário de Estado do Ensino Superior do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Foi diretor do CIPES – Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior e secretário-geral do CHER – Consortium of Higher Education Researchers, vice-reitor para a Formação e Organização Académica da Universidade do Porto (2014-2018), membro do Conselho Nacional da Educação (2014-2018) e do Conselho de Educação da Fundação Francisco Manuel dos Santos (2013-2018), consultor da Casa Civil da Presidência da República para o Ensino Superior e a Ciência (2016-2021) e para o Ensino Superior e a Recuperação Económica (2021-2022).
Interesses de investigação: economia do ensino superior, desempenho e resultados académicos, desigualdades do sistema educativo, história do pensamento económico.
Luís Paulo Reis
Professor associado da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, diretor do LIACC – Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores, presidente da APPIA – Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial, membro sénior do IEEE – Institute of Electrical and Electronics Engineers. Foi presidente da Sociedade Portuguesa de Robótica.
Interesses de investigação: Inteligência Artificial, Robótica Inteligente, Sistemas Multiagente, Simulação e Modelação, Jogos e Interação, Jogos Educativos/Sérios, Programação de Computadores.
Joana Mendonça
Professora associada com agregação do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, onde ensina Empreendedorismo, Gestão de Inovação e Design Thinking; investigadora do Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento, IN+, onde dirigiu (até 2021) o Laboratório de Gestão de Tecnologia e Políticas Públicas. Foi presidente do Conselho de Administração da ANI – Agência Nacional de Inovação S. A.
Interesses de investigação: Gestão de tecnologia e inovação, comercialização e adoção de tecnologia.
José Vítor Malheiros
Jornalista durante a maior parte da sua vida profissional e coordenador do projeto Lab2050 até agosto de 2023. Trabalhou como docente e consultor nos domínios do jornalismo, envolvimento do público em ciência e tecnologia, comunicação de ciência e comunicação estratégica, e como formador em comunicação interna, media training, comunicação escrita e capacidade de falar em público. Desde o seu início que a sua atividade profissional tem tido como preocupação central a promoção do debate público.
Elisa Ferreira
Economista, professora associada da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (em licença), comissária europeia para a Coesão e Reformas. Foi deputada à Assembleia da República (Partido Socialista, 2002-2004), deputada ao Parlamento Europeu (Partido Socialista, 2004-2016), ministra do Planeamento (1999-2002) e ministra do Ambiente (1995-1999).
Renato Janine Ribeiro
Filósofo, professor catedrático de Ética e Filosofia Política da Universidade de S. Paulo, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Foi ministro da Educação do Brasil durante a presidência de Dilma Rousseff, membro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Brasil e da CAPES (agência do governo federal brasileiro vinculada ao Ministério da Educação, responsável pelo controlo da qualidade das instituições de ensino graduado e pós-graduado).
Paulo Areosa Feio
Geógrafo, diretor do Centro de Competências de Planeamento, de Políticas e de Prospetiva da Administração Pública. Foi conselheiro técnico na delegação de Portugal junto da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, coordenador do Observatório do Quadro de Referência Estratégico Nacional (2008-2013) e chefe de projeto do Observatório do terceiro Quadro Comunitário de Apoio (2001-2008). Professor convidado do ISCTE-IUL (2005-2014) e da Universidade Lusófona de Tecnologias e Humanidades (2001-2004).